Construção do Conhecimento Interdisciplinar

Ementa:

Epistemologia do conhecimento científico. Questões conceituais e metodológicas ligadas à interdisciplinaridade. O diálogo entre as ciências em uma perspectiva interdisciplinar. O ensino e a pesquisa na agroindústria na perspectiva da interdisciplinaridade. A multi, pluri e transdisciplinaridade como ferramentas de construção e produção do conhecimento agroindustrial - impactos e aproximações teórico-metodológicas.
 

Bibliografia:

FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

HOFF, D. N. et al. Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares. Revista Brasileira de Pós-Graduação, vol. 4, no. 7, pp. 42-65, 2011.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (organizadores). Interdisciplinaridade – para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

LEIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, vol. 6, n. 73, p. 2-23, 2005.

PHILIPPI JR, A.; SILVA NETO, A. J. (editores) Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. São Paulo: Editora Manole, 2011.

LÉLÉ, S. & NORGAARD, R.. Practicing Interdisciplinary. Bioscience, vol. 55, n. 11, pp. 967-975, 2005.

MARANHÃO, T. P. A. Produção Interdisciplinar de conhecimento científico no Brasil: temas ambientais. Revista Sociedade e Estado, v.25, n.3 set./dez., 2010.

MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 3 ed., 2002.

MORIN, Edgar. Educação e complexidade - os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, e d. 2013.

NEVES, A. F.; PAULA, M. H.; ANJOS, P. H. R.; SILVA, A. G. (Organizadores) Estudos Interdisciplinares em Ciências Exatas e da Terra, São Paulo: Editora Edgar Blucher, 2016.

OLIVEIRA, E. B.; SANTOS, F. N. Pressupostos e Definições em Interdisciplinaridade: diálogos com alguns autores, Interdisciplinaridade, no. 11, pp. 73-87, 2017.

POWER, E. J.; HANDLEY, J. A best-practice model for integrating interdisciplinarity into the higher education student experience, Studies in Higher Education, vol. 44, no. 3, pp. 554-570, 2019.

TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia and FORESTI, Miriam Celí Pimentel Porto. Formação profissional: reflexões sobre interdisciplinaridade. Interface (Botucatu) [online], vol.2, n.3, pp. 149-152, 1998.